Não é de hoje que o corte químico é um dos medos constantes entre as mulheres. Mais comum do que se imagina, a condição causa queda de cabelos, especialmente cacheados e crespos, devido ao uso inadequado ou excessivo de produtos químicos.
Nessas horas, é comum recorrer a pesquisas sobre como parar o corte químico imediatamente. Embora não tenha uma fórmula mágica para recuperar os fios, existem alguns cuidados que podem ajudar nesse processo. Desliza a tela e vem descobrir como cuidar do cabelo com corte químico em casa! ✨
Afinal, o que é corte químico?
Seja um corte químico na raiz ou nas pontas do cabelo cacheado, uma coisa é certa: o cenário é resultado do excesso de procedimentos químicos nas madeixas. Alisamentos, descoloração e até mesmo colorações frequentes ou combinadas em um curto intervalo de tempo podem fragilizar os cachos – o que resulta na quebra do cabelo. Além disso, o uso frequente de fontes de calor também pode contribuir para o corte químico no cabelo cacheado.
Corte químico: cabelo cacheado é mais suscetível ao problema ⚠️
Não precisa ser expert no assunto para saber que o cabelo cacheado é naturalmente mais seco. Isso porque o formato espiralado dificulta a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo ao longo de toda a extensão do fio. Na prática, essa condição não só exige mais hidratação, como também aumenta as chances de corte químico no cabelo após procedimentos químicos.
Além disso, os fios cacheados costumam ter as cutículas mais abertas – o que facilita a perda de umidade e nutrientes. Isso faz com que os cachos fiquem mais vulneráveis aos danos causados por tratamentos químicos, já que os produtos penetram com mais facilidade e podem resultar na quebra do cabelo.
Corte químico: o que fazer para recuperar os cachos saudáveis?
Se você chegou até aqui, já deve ter entendido que lidar com corte químico em cabelo cacheado exige cuidados redobrados. Como uma boa amiga que sou, separei 5 passos infalíveis para sair desse cenário – e ainda tem dica dos melhores produtos para corte químico, viu?! Dá só uma olhada!
- Invista na reconstrução capilar para tratar o corte químico no cabelo cacheado
Para cuidar dos cabelos cacheados afetados por corte químico em casa, o primeiro passo é investir em produtos de reconstrução ricos em aminoácidos, como a nossa máscara CPA Eu Sei O Que Você Fez Na Química Passada. Além de restaurar a estrutura interna dos fios, esse produto milagroso melhora a capacidade de retenção de água, preenche os cabelos finos e fortalece as madeixas que sofreram com corte químico. Basta aplicar uma quantidade dessa máscara em toda a extensão dos fios e deixar agir por 5 minutinhos. Depois, enxague e finalize como preferir para ver o milagre acontecer!
- Não deixe de hidratar e nutrir o cabelo cacheado após o corte químico
Ainda que a reconstrução seja a etapa mais importante para recuperar o cabelo após o corte químico, o cronograma capilar deve ser completo. Sendo assim, nada de pular a hidratação e a nutrição, combinado? Nessas horas, vale lançar mão da nossa máscara Umectação Oliva, que é perfeita para recuperar os cabelos ressecados e detonados.
Com óleo de oliva orgânico e prensado a frio, esse produto repõe a umidade natural e reduz o frizz, garantindo uma umectação intensa. Se você está lidando com um corte químico, pode apostar nesse SOS capilar sem medo!
- Corte químico no cabelo cacheado pode ser resolvido com cortes frequentes
Se você não teve um corte químico na raiz do cabelo, um bom corte no salão pode ser a solução dos seus problemas. Além de remover as partes danificadas, esse cuidado pode ajudar a padronizar as madeixas. Mas, se o seu caso foi um pouco mais severo, o corte de cabelo pode ajudar a longo prazo. Isso porque essa atitude ajuda o cabelo a crescer mais forte e a recuperar sua forma e estrutura. Ainda que seja difícil tomar essa atitude, acredite: ela vai salvar o seu cabelo com corte químico.
4) Mantenha os cuidados diários com o cabelo cacheado
É normal que o corte químico mexa um pouco com a nossa autoestima. Mas, não se deixe abalar e continue o seu cronograma capilar, ok? Esses cuidados vão ajudar a recuperar os nutrientes perdidos e devolver a saúde das madeixas. Vale até mesmo apostar em novos produtos para cabelos cacheados, como os cremes para pentear e ativadores de cachos da nossa coleção Plot Twist.
Outro hábito que deve ser evitado é pentear o cabelo seco, já que a atitude pode desestruturar os cachos. Além disso, também é importante massagear o couro cabeludo para estimular a circulação, promover o crescimento saudável e dar adeus aos danos do corte químico no cabelo.
5) Dê adeus as ferramentas de calor após o corte químico no cabelo
Se você é uma verdadeira Lolete, já está cansada de saber que as ferramentas de calor, como secador e babyliss, podem prejudicar as madeixas. Mas, o cenário pode ser ainda pior quando falamos de cabelos cacheados com corte químico – já que os fios já estão bem fragilizados.
Por isso, sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente ou utilize o secador com a função de ar frio. Se for necessário usar calor, opte por um finalizar com proteção térmica, como o Guava Butter Gel da nossa coleção Plot Twist.
Agora que você já sabe como cuidar do corte químico no cabelo cacheado, não tem mais desculpa viu, Lolete?! É hora de entrar em ação e recuperar esses cachinhos saudáveis!
Um beijo,
Lola Gênia 💋
