Você já pensou em doar o cabelo? Essa atitude simples tem sido cada vez mais frequente e tem melhorado a autoestima de várias pessoas que, por questões de saúde, perderam os seus cabelos. Em todo o Brasil, existem várias instituições que recebem as mechas, fazem perucas a partir delas e, depois, enviam gratuitamente para pacientes de diferentes idades.
Mas, antes de pegar a tesoura e dar adeus aos fios, tem umas coisas que você precisa saber sobre a doação de cabelo. Afinal, quem pode doar cabelo? Precisa lavar antes? Dá para doar cabelo com luzes ou tinta? Para solucionar essas e outras dúvidas, preparei um guia completo com tudo que aprendi depois de doar o cabelo. Dá só uma olhada!
1) Qualquer pessoa pode doar o cabelo?
Quando falamos de campanha de doação de cabelo, é comum que surja a dúvida: “quem pode doar cabelo?”. Nesse caso, a resposta é bem simples: todo mundo. Afinal, entre as pessoas que serão beneficiadas pela iniciativa teremos certamente cacheadas, onduladas, crespas e lisas. Sendo assim, quanto mais diversidade tivermos, maiores serão os resultados da doação de cabelo!
2) Quantos centímetros de cabelo posso doar?
De maneira geral, o mínimo é 20 centímetros. Isso porque durante a confecção de uma peruca se perde cerca de 5 cm de cabelo. Mas, esse número pode variar de acordo com a campanha de doação de cabelo de cada instituição, ok? Existem algumas ONGs, por exemplo, que aceitam fios com 10 centímetros para perucas mais curtinhas. Então, antes de doar o cabelo, vale esse double check.
3) Preciso avisar ao cabeleireiro que quero doar o cabelo?
Com certeza! Se você vai “aposentar” os cabelos longos, deve avisar ao cabeleireiro que pretende doar os fios. Desse jeito, ele fará um corte convencional e reto – o que vai trazer o melhor proveito das suas madeixas. Já quem possui as madeixas repicadas ou em camadas, o corte em mechas pode ser necessário para garantir a doação de cabelo.
4) Posso doar cabelo com luzes ou química?
Depende. Em alguns casos, os cabelos com química podem ser aceitos, mas isso vai depender da instituição que recebe a doação. Antes de cortar as madeixas, é importante verificar os requisitos de cada lugar.
5) Preciso secar o cabelo antes de fazer a doação?
Sim! Pode parecer óbvio, mas essa ainda é uma das principais dúvidas quando o assunto é doação de cabelo. Vale destacar que as mechas devem ser secas naturalmente e sem o uso de chapinha e secador. Caso contrário, as mechas molhadas quando armazenadas podem mofar e serem descartadas.
5) Onde fazer doação de cabelo?
Após cortar o cabelo, não tem mistério. Tudo o que você precisa fazer é colocar as mechas em um saco plástico e entregar em um dos pontos de coleta oferecidos por elas. Aqui, no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o principal ponto de referência. Se você for de outro estado, ainda pode fazer a doação de cabelo via Correios. No site do Instituto, você encontra o endereço para envio e todas as instruções necessárias.
6) Doei o cabelo. E agora?
Alguns sites de ONGs oferecem um espaço especial para rastrear o envio e ainda manda um certificado de doação – o que é bem legal para quem quer guardar uma lembrança dessa boa ação.
Depois que as mechas chegam, elas vão para as mãos das costureiras, que fazem a mágica acontecer. Para produzir uma peruca, pode ser necessário em torno de 300 gramas de cabelo – o que seria cerca de 5 mechas de pessoas diferentes.
Depois de prontas, as perucas são enviadas diretamente para os pacientes que as solicitaram nos sites das ONGs ou para hospitais que atendem quem está passando por tratamento oncológico. É nessa hora que o seu gesto transforma a vida de uma pessoa!
Agora que você já sabe tudo sobre como doar o cabelo, que tal aderir esse gesto? Vamos juntos espalhar mais amor e solidariedade!
Um beijo,
Lola Gênia 💋
