Os Sinais de Um Relacionamento Tóxico

Recentemente a discussão sobre os relacionamentos abusivos ganhou repercussão nacional por conta de um reality show. O assunto é sério e precisa ser debatido. Para não cair nessa furada devemos ficar atentos aos sinais e entender o que configura um relacionamento assim.

As relações tóxicas têm como característica a falta de apoio entre os envolvidos, a competição, o desrespeito e, muitas vezes, o conflito. Esse tipo de relacionamento acaba com a sua autoestima, te deixa culpado, inseguro e faz você se sentir triste. Um relacionamento tóxico não cansa só a sua beleza, mas gera desgaste profundo e acaba com a sua saúde emocional. Muitas vezes estamos tão imersos naquela relação, que não nos damos conta de quando os limites estão sendo ultrapassados. 

Veja aqui alguns sinais de que estamos em um relacionamento tóxico:

Agressividade na comunicação

A pessoa altera o tom de voz para falar com você? Não leva em consideração e nem respeita as suas ideias e opiniões? Te ridiculariza e diminui?

Falta de carinho

O carinho e a empatia são parte fundamental de um relacionamento de casal ou entre amigos. Se há falta deles, é sinal de que algo não vai bem.

Ciúmes exagerado

Relações saudáveis precisam ser construídas em uma base sólida de confiança e segurança mútuas. Nada de achar que ciúme exagerado e sem razão é prova de amor, viu? 

Controle e ameaças

Sua liberdade não pode ser podada em nome de nenhum relacionamento. Seja você, acredite na sua essência e valorize aqueles que te deixam ser feliz da sua maneira.

Críticas veladas

Sabe aquele tipo de comentário que na verdade é uma crítica disfarçada e que no fundo só quer mesmo te derrubar? Foge que é cilada!

Ansiedade e medo

Você sente insegurança, medo e solidão e não tem coragem de falar sobre esses sentimentos?

Se esse papo de alguma forma te gerou incômodo, é hora de entender o que está acontecendo, ligar o sinal de alerta e até mesmo procurar ajuda. Não é fácil sair de um relacionamento tóxico, mas é possível. Seja com uma amiga ou com o crush, seja mais você! Não tem nada melhor do que uma boa dose de autoestima e uma rede de apoio para aprender a identificar pessoas que são como âncora, que só te fazem afundar, ou aquelas que te levam além e fazem voar! Eu fico com a segunda opção!

Até mais,

Lola Gênia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *