Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ 🌈

Consideramos Justa Toda a Forma de Amor 🌈

Conhece essa mĂșsica? Ela foi lançada na dĂ©cada de 80, mas Lulu Santos nĂŁo poderia estar mais atual. E mais ainda em junho, quando celebramos o orgulho LGBTQIAP+.

Por quĂȘ Junho? A Lola GĂȘnia explica:

O mĂȘs do orgulho foi escolhido porque em 28 de junho de 1969, os clientes do bar Stonewall Inn se rebelaram contra uma invasĂŁo policial. O Stonewall Inn era um dos mais conhecidos bares LGBT’s de Nova Iorque. O bar, que vivia Ă  base de propina, nĂŁo possuĂ­a licença para venda de bebida alcoĂłlica e nĂŁo tinha diversas regulamentaçÔes. O local era alvo de diversas batidas policiais e funcionĂĄrios e frequentadores eram regularmente agredidos e presos.

À esquerda: grupo de amigos celebrando do lado de fora do bar Stonewall In em 1969. | À direta: o bar nos dias de hoje

Em um dia fatídico de junho, tudo mudou, quando um grupo de frequentadores decidiram resistir à invasão e desencadearam uma manifestação do lado de fora do bar. O acontecimento ficou conhecido como a Revolta de Stonewall e se espalhou por vårias cidades dos Estados Unidos e depois pelo mundo afora, dando início ao movimento político e social contra a LGBTfobia.

As manifestaçÔes de hoje

Hoje em dia, um dos maiores acontecimentos pela causa aqui no paĂ­s Ă© a Parada do Orgulho de SP.

A 26ÂȘ Parada LGBT+ aconteceu em 19/06, em SĂŁo Paulo, com o tema “Vota com orgulho – por uma polĂ­tica que representa, a festa voltou a ter sua comemoração presencial, depois de dois anos seguidos de celebração online.

Milhares de pessoas foram às ruas, lotando a famosa Avenida Paulista, com o objetivo de dar voz à luta contra toda e qualquer tipo de discriminação, além de promover o respeito à diversidade e a construção de políticas afirmativas para a população LGBTQIAP+.

Assim como o Lulu Santos, aqui na Lola nĂŁo taxamos o amor e acreditamos na liberdade, diversidade e respeito.

A expressĂŁo “show your pride” – em portuguĂȘs “demonstre seu orgulho” – convida a todos a demonstrarem apoio pela causa.

Quer uma dica de amiga? Informação nunca é demais! Por isso, leia um livro sobre o tema, assista a um filme que aborde a causa e siga influenciadores da comunidade LGBTQIA+.

Estamos juntos, seja vocĂȘ Lolete, Lolito ou o que bem entender! 

Beijo,

Lola GĂȘnia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *