A Importância e os Desafios do Empreendedorismo Feminino

O papel da mulher evoluiu consideravelmente ao longo dos anos. Desde ingressar no setor corporativo, ocupar cargos tidos como masculinos ou até atuar nas esferas do Governo, não há campo que não pertença às Loletes corajosas, destemidas e poderosas.

Ainda assim, se engana quem pensa que todas as sonhadoras e disruptivas estão por aí trabalhando para os demais. Chamadas de empreendedoras, elas enfrentam diversos desafios, lidam com multitarefas e, acima de tudo, vão na contramão daqueles que oferecem poucas oportunidades ao público feminino.

São essas mulheres ousadas que se destacam em vários segmentos e seus principais requisitos são a superação e a resiliência, bem como a restauração da fé em si mesmas.

Mas, afinal, por que é tão importante empreender enquanto mulher? A resposta está em números e pode ser quantificada.

De acordo com o Tycoon Story, essa prática é essencial porque fortalece o crescimento econômico, reduz a pobreza, intensifica o reinvestimento financeiro e ainda estimula a disseminação da inovação.

Não é à toa que, aqui no Brasil, por exemplo, temos mais de 30 milhões de empreendedoras no país, representando quase 48% dos envolvidos nessa empreitada, como aponta um estudo publicado na Revista Exame. Incrível!

Apesar disso, não são apenas estes benefícios que podem ser listados. Empreender é um ato de coragem e amor-próprio, que demanda persistência e comprometimento. Por isso, ver seus objetivos serem alcançados é um verdadeiro boom na autoestima, garantindo força, estimulando interesses e trazendo, até mesmo, autoconfiança. Afinal, quem não gosta de ver suas metas se realizando, né?

E por mais que seja preciso encarar uma luta por dia, que nem a gente luta contra nossos os fios rebeldes no bad hair day, todo esforço vale a pena. Sim, é difícil conciliar com outras tarefas diárias, equilibrar com filhos, estudos e especializações, ou até relacionar a vida pessoal à profissional.

No entanto, você não vê ninguém apontando (ou indagando) essas mesmas questões quando falamos de homens no mercado, não é mesmo? Então, talvez seja a hora de mudarmos essa narrativa e focarmos no que realmente importa em tudo isso: nós.

As mulheres empreendedoras podem trazer muita diversidade aos negócios, são perfeccionistas e dinâmicas, planejam tudo nos mínimos detalhes e impactam positivamente em toda a sociedade. Por isso, investir na nossa capacitação é um verdadeiro ato que pode mudar gerações e nós temos o orgulho de dizer que aqui, na Lola, temos exemplos diários dessa aventura deliciosa que é empreender. Somos uma empresa idealizada, construída e comandada por mulheres. Acreditamos no poder que cada mulher traz dentro de si e como conseguem ir além quando se unem.
A força, determinação e a importância que têm são fonte de inspiração diária para nós. 

Agora me conta, Lolete. Você já pensou em empreender ou tem aquela amiga criativa que tem ideias mirabolantes para mudar o mundo?

Então, já envie o link deste artigo para ela e mostre o quanto você a incentiva nessa jornada.

Beijos,

Lola Gênia

4 thoughts on “A Importância e os Desafios do Empreendedorismo Feminino

  1. Acho incrível a força da mulher para tudo que se propõe a fazer!
    Tenho amigas empreendedoras, fico orgulhosa demais em acompanhar o crescimento.
    Essas mulheres inspiram muitas outras a ‘fazer acontecer’ em suas vidas!
    Sou muito feliz e orgulhosa da minha trajetória até hoje. Sigo firme no propósito de me inspirar em mulheres fortes e ser inspiração para as futuras gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *