Pele oleosa: Você tem? Então fique ligada!

A pele oleosa é o tipo mais comum entre nós brasileiros. Sabe aquele aspecto de brilho na testa? Tem nome: produção de óleo em excesso. E as razões para isso vão desde tendência genética até o clima mais quente e úmido do nosso país. A poluição dos grandes centros também contribui bastante para piorar o quadro. Aí já viu, né?

Pessoas com peles oleosas costumam ter os poros com aparência de dilatados e sofrem com uma alta produção de sebo. Além disso, esse tipo de pele pode também estar associado ao aparecimento de acne com os tão temidos cravos e espinhas. E com a chegada do verão, a tendência é o problema aumentar.

Sem desespero, Lolete. A Lola Gênia tem sempre as melhores dicas e se você sofre com a pele oleosa, anote aí o passo a passo da garota esperta:

  1. Higienização: A limpeza é fator determinante para você. Escolha um bom produto próprio para peles oleosas e capriche na lavagem pela manhã e a noite. Algumas substâncias como ácido salicílico e ácido glicólico podem ajudar. Mas nada de lavar em excesso, pois pode aumentar ainda mais a produção de sebo. E isso nós não queremos, né?
  • Tire sempre a maquiagem: Nada de dormir com restos de maquiagem no rosto, viu? Esse hábito contribui para o entupimento dos poros e impede que a pele respire. É preciso tirar todo o excesso de maquiagem para uma pele bem saudável e limpa. Nada de preguiça nessa hora, viu!
  • Você é o que você come! De nada adianta ter uma rotina de skincare impecável e investir em produtinhos se a sua alimentação não estiver lá muito caprichada. A ingestão de alimentos gordurosos e carboidratos em excesso podem influenciar, sim, e isso não é mito. O cuidado com o nosso corpo começa de dentro para fora, então beba bastante água e privilegie alimentos não industrializados e sem muita gordura.
  • Filtro solar sempre: O sol pode ter efeitos nocivos também para a produção de óleo. Inicialmente ele parece ressecar a pele, mas acaba causando um efeito rebote. Nada de usar produtos muito gordurosos que ficam bem na sua amiga. Sua pele requer cuidados individualizados e há no mercado produtos com toque sequinho.
  • Água morna, sempre: A temperatura da água do seu banho e também na hora de lavar o rosto não deve ultrapassar os 37 graus. A ideia é também evitar o efeito rebote.
  • Durma bem: Além de garantir um aspecto descansado ao seu rosto, uma boa noite de sono também te ajudará a combater a oleosidade. Isso acontece porque quando dormimos mal liberamos o hormônio do estresse, o cortisol, que faz aumentar a produção de sebo.
  • Hidratação, sim! Não é porque a sua pele é oleosa que você pode deixar de hidrata-la. Toda pele precisa ser hidratada. Nessa hora é importante escolher um sérum ou gel hidratante, que são mais leves e funcionam super bem para as peles mais oleosas.
  • Sempre consulte um médico. A produção de óleo é controlada por hormônios e para saber se está tudo funcionando bem no seu corpitcho nada melhor do que orientação profissional, neam? Mantenha em dia as suas consultas com seu endocrinologista e dermatologista e siga as recomendações médicas.

Depois de algumas semanas, você vai ver que seguir essas dicas DÁ RESULTADO. O segredo para continuar LINDA mesmo com as temperaturas mais elevadas é não desistir de se cuidar!

Beijos,

Lola Gênia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *