Outubro Rosa: Prevenção é Vida! 🎗️

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A data é celebrada anualmente e além de promover a informação, também proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. 🎗️

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o segundo mais frequente entre as mulheres e representa 28% dos casos de câncer por ano. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

A mamografia é essencial para o rastreamento da doença. Diagnosticar o câncer com antecedência aumenta significantemente as chances de cura, se detectados em estágio inicial.

Em maio desse ano, foi sancionada a Lei nº 14.335 que amplia a prevenção, detecção e tratamento dos cânceres de mama, colorretal e colo uterino em mulheres. A lei garante que mulheres a partir da puberdade terão direito a fazer os exames de mamografia, citopatologia e colonoscopia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A lei anterior garantia esse direito apenas para mulheres a partir dos 40 anos.

Além de fazer os exames corretamente, o ideal é manter algumas práticas de prevenção da doença. De acordo com o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados adotando hábitos saudáveis, como:

  • Praticar atividade física;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Amamentar;
  • Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Esteja atenta ao seu corpo, Lolete! Ao menor sinal de alteração nas mamas, procure um médico. E não esqueça de manter seus exames em dia.

Compartilhe informações e cuidados com as mulheres do seu convívio.

Prevenção é vida! 🎗️💓

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *