Dia da Amazônia: momento de celebrar a maior reserva natural do planeta

Dia da Amazônia

Você sabia que hoje é o dia da Amazônia? É isso mesmo! Dia 5 de setembro é destinado a celebrar a maior reserva natural do planeta. Cheia de benefícios e importância para o mundo, nada mais justo do que ter um dia só para ela, né?

Então, para comemorar essa data, confira abaixo algumas curiosidades e fatos importantes sobre a Amazônia:

Repleta de diversidade

A Amazônia é repleta de diversidade. Com uma vasta variedade de animais, plantas e seres-vivos no geral, ela ainda possui a maior biodiversidade aquática de todos os rios do mundo.  Na Amazônia é possível encontrar Peixe-Boi, Boto cor-de-rosa e Tartaruga-da-Amazônia, por exemplo.

Tesouro natural

A Amazônia é um tesouro da natureza. Com 7 milhões de quilômetros quadrados, sendo 5 milhões e meio de floresta, ela é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do mundo.

Não só abriga animais diversos, mas também plantas e árvores que podem ser usadas para criar medicamentos, alimentos e produtos úteis para todos nós. Além disso, ela abriga também a maior bacia hidrográfica do mundo, a do rio Amazonas. Incrível, né?

Amazônia é lar

Milhões de pessoas chamam a Amazônia de lar. Ela não é apenas uma floresta, mas também uma terra na qual comunidades vivem em harmonia com a natureza há gerações. Preservar a Amazônia é proteger essas culturas e modos de vida únicos.

Conforme o Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), a maior parte dos indígenas do Brasil, 867,9 mil indígenas, vivem na Amazônia Legal, região formada pelos estados do Norte, Mato Grosso e parte do Maranhão.

Amazônia Legal

A floresta tropical amazônica cobre boa parte do noroeste do Brasil, se entendendo até a Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, levando umidade e influenciando o regime de chuvas dessas regiões.

E a Amazônia Legal, é uma demarcação administrativa que engloba toda a região em que está o bioma. Ou seja, não se resume apenas ao ecossistema de selva úmida, mas tudo que está em sua volta.

Preservação da Amazônia

A Amazônia contribui para estabilização do clima global e ainda tem papel central no combate ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Mas, infelizmente, ela vem enfrentando desmatamento, incêndios e outras ameaças sérias.

Então, neste Dia da Amazônia, que tal fazer algo legal? Você pode apoiar organizações que protegem a floresta ou simplesmente espalhar a importância sobre a preservação desse tesouro.

A Amazônia precisa de nossa ajuda e juntos podemos manter essa maravilha natural viva e pulsante por muitas gerações!

Vamos nessa, Loletes e Lolitos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *