Guia para acabar com o frizz no cabelo liso  - Blog Lola from Rio

Guia para acabar com o frizz no cabelo liso 

Há quem duvide, mas o frizz é um dos maiores desafios para quem tem cabelo liso. O incômodo, que pode ser causado por diversos fatores, é um dos primeiros sinais de alerta para saúde capilar. Afinal, aquele aspecto arrepiado das madeixas significa que algo não vai bem com a estrutura dos fios. 

Mas, como acontece com tudo nessa vida, o frizz no cabelo liso também tem solução. Depois de passar por esse incômodo, eu preparei um guia infalível sobre o assunto para ajudar vocês, Loletes. Desliza a tela e vem descobrir como diminuir frizz do cabelo, os melhores produtos e muito mais! 

Afinal, o que é frizz? 

Se você tem o cabelo liso certamente já deve ter notado aqueles fios arrepiados no topo da cabeça e desalinhados no comprimento. Responsável por trazer aquele aspecto desarrumado para o visual, o frizz é bem mais comum do que se imagina.  

Se nos basearmos pela linguagem científica, esse quadro é o resultado da eletricidade estática. Isso significa que o frizz no cabelo ocorre quando os fios com carga de íons negativa se repelem ao entrar em contato com os fios que trazem íons positivos.  

Mas, é claro que todo esse cenário fica ainda mais evidente quando estamos falando de um cabelo liso ressecado. Nessas horas, aquele aspecto arrepiado é quase como um pedido de socorro das suas madeixas. Então, fique atenta! 

Ressecamento, ferramentas de calor e fatores climáticos são as principais causas do frizz no cabelo liso 

Embora seja normal ter frizz no cabelo liso, existem alguns fatores que podem favorecer o surgimento desse incômodo. O primeiro deles é o ressecamento, que deixa os fios mais porosos e serve de porta de entrada para umidade e o frizz. Outro fator que pode resultar no quadro é o uso inadequado e excessivo de ferramentas de calor, que tendem a provocar danos na estrutura dos fios.  

Fatores climáticos, como sol e vento, também são respostas para o que causa frizz. Além disso, o uso excessivo de produtos químicos, incluindo coloração e alisamentos, pode retirar nutrientes do cabelo – o que impacta na estrutura dos fios e provoca o frizz no cabelo liso. 

Frizz: o que fazer para diminuir o aspecto arrepiado no cabelo liso? 

Alguns cuidados simples na sua rotina de beleza podem acabar com o frizz no cabelo liso. Sabendo disso, separei algumas dicas que funcionaram comigo e podem te ajudar a dar adeus a esse incômodo. Olha só! 

1) Lave o cabelo liso com água fria  

Eu sei, nem sempre é fácil abrir mão de uma ducha quentinha. Mas, acontece que a água quente pode ressecar ainda mais os fios e abrir as cutículas, favorecendo o frizz no cabelo liso. Então, já sabe, né?! Escolha sempre a água morna ou fria durante o banho. Isso vai ajudar a ajuda a selar as cutículas após o condicionador e fazer toda a diferença nas suas madeixas. 

2) Aposte em produtos anti-frizz para sua rotina de cuidados 

Essa dica pode até parecer óbvia, mas ainda é um dos principais erros quando o assunto é combater esse incômodo. Ao escolher o seu shampoo, prefira os destinados a combater o frizz no cabelo e hidratá-lo. A coleção Liso, Leve e Solto, por exemplo, foi a minha principal aliada nessa missão.  

Além de limpar os fios de maneira leve, esse produto milagroso traz uma combinação de tamarindo, canela e óleo de Oliva, que hidratam as madeixas profundamente. Na prática, esses ingredientes prologam o efeito liso, reduzem o frizz no cabelo e ainda ajudam no crescimento. E o melhor: quanto mais você usa, mais alinhada os fios ficam. É BA-BA-DO! 

Ah, e ainda dá para usar os outros produtos da mesma coleção para potencializar os resultados, viu?! Enquanto a máscara regenera os fios e ajuda a alinhar a fibra capilar, o spray age como protetor térmico e finalizador – o que potencializa o efeito da chapinha e do secador sem danificar as madeixas.  

3) Dê adeus ao frizz no cabelo liso com hidratações regulares 

Agora que você já sabe a coleção perfeita para combater o frizz no cabelo, não dá para vacilar, né?! É preciso manter uma rotina de autocuidado para que os seus fios se recuperem gradativamente. Semanalmente, utilize a máscara Liso, Leve e Solto, ela vai garantir que o frizzno cabelo liso vire passado.  

4) Seque o cabelo liso da maneira certa  

Você sabia que o jeito como você seca o cabelo também influencia no controle do frizz? O mais recomendado é pressionar a toalha contra o cabelo para retirar o excesso de água, e não esfregar os fios com a toalha. Isso porque o movimento com mais atrito pode agravar o frizz e causar fraturas nos fios.  

5) Invista em uma boa escova de cabelo 

Essa é aquela dica que quase todo mundo ignora, mas que faz toda a diferença. Para evitar o frizz ao desembaraçar o cabelo, escolha escovas ou pentes adequados ao seu tipo de cabelo. As escovas com cerdas de nylon e as escovas de madeira, por exemplo, são o match perfeito para cabelos lisos, pois ajudam a distribuir melhor a oleosidade natural do cabelo e a evitar o atrito que causa o frizz. 

6) Não se esqueça de proteger os cabelos do frizz durante à noite  

Se você quer acordar com os fios sem frizz, proteja o cabelo enquanto dorme. Uma excelente dica é usar uma fronha de cetim ou seda, que são mais suaves e evitam o atrito que pode causar o aspecto arrepiado. Outro truque é amarrar o cabelo em um coque ou trança solta, evitando que o cabelo fique embolado enquanto você dorme. 

Seguindo essas dicas simples, você vai conseguir um cabelo liso, brilhante e livre de frizz todos os dias, Lolete! 

Até mais,  
Lola Gênia 💋 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *