Você tem notado as suas madeixas quebradiças, ásperas e até com algumas mechas menores do que o restante dos fios? É, Lolete, trago más notícias: você pode ter sofrido um corte químico no cabelo. Mais comum do que se imagina, esse problema costuma acontecer devido ao excesso de procedimentos químicos severos, como a descoloração.
Apesar de ser desesperador, o cabelo com corte químico pode ser salvo com algumas mudanças de hábitos e novos cuidados. Se você está passando por aqui, vem comigo que eu vou te contar tudo sobre como recuperar as suas madeixas e o tratamento para corte químico! 😉
Mas, afinal, como acontece o corte químico no cabelo?
Para acabar com o mal pela raiz, é preciso entender que significa um corte químico no cabelo. De maneira simples e prática, esse problema nada mais é do que a quebra abrupta do cabelo causada por procedimentos químicos. Várias descolorações, alisamentos em excesso, intervalos curtos entre procedimentos químicos, erros no uso de produtos… Tudo isso pode estar por trás do corte químico na franja ou em outras partes do seu cabelo.
Outro fator que pode levar à quebra total dos fios é a incompatibilidade entre procedimentos químicos. Imagine que você fez uma progressiva e, em menos de 10 dias, decidiu fazer luzes no seu cabelo. Certamente, você sentirá os fios emborrachados e partindo quando puxados, resultando no corte químico no cabelo.
Por isso, antes de investir em qualquer procedimento químico, vale conversar com um profissional. Conte sobre tudo o que você já fez no cabelo e o que pretende fazer para evitar qualquer imprevisto. Acredite: essa é a melhor forma de garantir que suas madeixas vão estar sãs e salvas! 🛟
Como saber se tive corte químico no cabelo?
Ainda que muitas pessoas entendam na teoria o que é o corte químico no cabelo, nem sempre é fácil identificar quando isso está acontecendo. Para facilitar, separei algumas características que são alerta vermelho para esse problema.
- Os fios ficam porosos, opacos e ásperos;
- O corte químico deixa o cabelo elástico. Ao puxar um fio, ele estica e não volta ao normal quando solto;
- O cabelo com corte química quebra com facilita e parece desmanchar nas mãos;
- As pontas duplas aparecem no cabelo com corte químico acompanhadas de pontos brancos;
- Se o cabelo estiver tingido, a cor desbota mais rápido e com mais facilidade quando existe um corte químico.
Tive corte químico: o que fazer agora?
Se o cabelo com corte químico já é uma realidade, deve estar se perguntando como reverter esse cenário. Nesse caso, o primeiro passo é investir em um bom cronograma capilar. Em tempos sombrios, o nosso kit Eu Sei o que Você fez na Química Passada pode te salvar e recuperar a saúde das suas madeixas.
Com um blend de aminoácidos e proteínas vegetais, ele traz um Spray CPA que melhora a retenção de água dos fios e ajuda a mantê-los hidratados. Além dele, também é possível contar com o shampoo e a máscara de tratamento da linha, que recuperam as mechas danificadas e fortalecem o cabelo com corte químico.
Outro cuidado que facilita esse processo é cortar os fios com frequência. Dessa forma, você vai conseguir remover a parte danificada sem precisar de uma mudança radical. Vale ainda evitar as ferramentas de calor durante um tempo. Afinal, a chapinha e o secador também danificam e enfraquecem os fios. Por último, mas não menos importante: fuja dos procedimentos químicos até que as suas madeixas estejam 100% recuperadas.
Bora cuidar das madeixas do jeito certo, Lolete!
Um beijo,
Lola Gênia 💋
Prazer, eu sou a Lola Gênia!
Desde 2011, eu compartilho um pouquinho do meu mundo lolístico com muita diversão, alegria e é claro, aquele jeitinho carioca de ser!
Agora, temos um blog oficial, deixando ainda mais fácil essa nossa troca, Loletes e Lolitos! Sejam bem-vindos ao meu mundo! 😉
Um beijo!