4 hábitos veganos e eco-friendly para começar em 2025  - Blog Lola from Rio

4 hábitos veganos e eco-friendly para começar em 2025 

O ano já começou, mas você ainda pode reservar um tempo para pensar em novos hábitos e práticas que devem ser adotados em 2025. Seja nas mudanças pessoais ou coletivas, o movimento sustentável e consciente sempre acaba aparecendo de forma espontânea e assertiva. 

Pensando nisso, preparei um guia com algumas dicas veganas e eco-friendly que podem fazer toda a diferença no seu estilo de vida. E acredite: elas são super fáceis de serem colocadas em prática! Vamos juntas nessa jornada mais verde? 🌱✨ 

1. Comece a mudança experimentando receitas veganas 

A primeira dica para 2025 é colocar a mão na massa e diversificar o cardápio. Afinal, o veganismo não é só sobre substituir o leite e a carne. Na verdade, esse movimento também é sobre explorar novos sabores e, principalmente, entender que as receitas veganas podem ser tão saborosas e criativas quanto os pratos feitos com carne. Dá para fazer hambúrguer de lentilha e grão-de-bico, tacos de jackfruit, cachorro-quente de cenoura e muito mais! 

Além de serem opções mais saudáveis, essas receitas são geralmente menos agressivas ao meio ambiente. Isso significa que, ao optar por ingredientes vegetais, você contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, uma vez que a sua produção tem um impacto bem menor do que a da pecuária. 

2. Substitua os plásticos por alternativas sustentáveis 

Os plásticos ainda são um dos maiores vilões do meio ambiente. Por isso, é hora de darmos o exemplo e começarmos a adotar hábitos mais eco-friendly em 2025. Existem várias maneiras de reduzir o uso de plásticos no dia a dia sem muito esforço e eu posso provar: começando pelos canudos de metal, bambu e vidro. Além de durarem mais, eles ainda ajudam a dar aquele charme extra no seu drink. 

Outra alternativa são as sacolas reutilizáveis que, além de práticas, são mais resistentes e ajudam na hora de carregar as compras. Por último, você também pode apostar nas embalagens recicláveis ou compostáveis, que são utilizadas tanto em alimentos quanto em cosméticos e produtos de limpeza. 

3. Apoie empreendedores locais para diminuir a emissão de carbono 

Pode parecer loucura, mas apoiar empreendedores e produtores locais também é uma forma de contribuir para o meio ambiente. Acontece que, na maioria das vezes, ao consumir produtos da sua região, você reduz a pegada de carbono associada ao transporte desses itens de outros locais. 

Então, aproveite esse início de ano para conhecer uma feira perto da sua casa, por exemplo. Além de encontrar produtos fresquinhos, você vai apoiar o comércio justo e sustentável. E, claro, sempre escolha frutas e vegetais orgânicos sempre que possível, pois a agricultura orgânica tende a ser menos agressiva ao meio ambiente. 

4. Invista em uma moda sustentável 

Não existem dúvidas de que a sustentabilidade tem um papel importante na evolução do mundo da moda. Embora a chegada de um novo ano seja o período perfeito para renovar o seu guarda-roupa, é preciso fazer isso de forma consciente e responsável. Para isso, vale apostar em marcas que produzem roupas e acessórios cruelty-free. Outra dica é fazer compras em brechós, onde você encontra peças de segunda mão em ótimo estado. Isso ajuda a reduzir o desperdício de roupas e contribui para um ciclo de consumo mais consciente. 

Não há maneira melhor de começar a mudança do que por meio de atitudes simples e práticas. Seja ao adotar uma alimentação mais natural ou ao escolher produtos mais conscientes, cada escolha que fazemos tem o poder de gerar um impacto positivo no mundo. 

E aí, que tal começar agora mesmo? 💚 

Um beijo, 
Lola Gênia 💋 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *