Você decidiu começar a transição capilar e está se sentindo perdida? Então, é com você mesmo que eu quero falar! Com tanta coisa nova para aprender, é normal que uma informação ou outra passe despercebida na hora de cuidar dos cabelos cacheados.
Mas, é aí que mora o perigo! Afinal, não são apenas os produtos que usamos que fazem a diferença na saúde dos cachos. Na verdade, existem alguns hábitos comuns e vistos como inofensivos que também podem influenciar na hidratação e definição dos cabelos cacheados. Por isso, separei os principais erros que você pode estar cometendo na hora de cuidar das suas madeixas. Bora começar um novo relacionamento com os seus cachinhos?! 🫂
Lavar os cabelos cacheados todos os dias 💆
Esse é certamente um dos erros mais cometidos por quem está começando a aderir os cachos. Muitas pessoas não sabem, mas os cabelos cacheados tendem a ser mais secos devido ao seu formato espiral, que impede a circulação da oleosidade natural dos fios.
Justamente por isso, o intervalo de lavagem dessas madeixas pode ser um pouquinho maior. Na maioria das vezes, a lavagem pode ser feita 2 ou 3 vezes por semana sem que os cabelos cacheados fiquem com aspecto de sujo ou oleoso.
Secar os cabelos cacheados com uma toalha comum 🧖♀️
Que o frizz é um dos maiores vilões de quem tem cabelos cacheados não é novidade. Mas, você sabia que ele pode estar relacionado com o momento da secagem dos fios? Pois é, Lolete, esse problemão não é só consequência da falta de hidratação capilar.
Na verdade, o frizz também pode surgir quando você não usa uma toalha de algodão para secar as madeixas. Acontece que as toalhas tradicionais costumam ser feitas de materiais que geram atrito entre os fios, o que aumenta o frizz e a porosidade. Por isso, o truque é sempre escolher os modelos de microfibra ou algodão para driblar o aspecto arrepiado e, de quebra, facilitar a definição dos seus cabelos cacheados.
Prender os cabelos cacheados ainda molhados 👩🦱
A gente já sabe que os cabelos cacheados tendem a ser naturalmente mais finos e sensíveis. Mas, quando pensamos nesses fios molhados e presos, o cenário pode ser ainda mais complicado. Além de aumentar as chances de quebra, esse hábito prejudica a definição dos cachos – já que a pressão do elástico deforma as madeixas. Ah, e se você já tem ou teve caspa, prender os fios pode trazer prejuízos ainda maiores. Então, já sabe: é melhor evitar e deixar as madeixas livres depois da lavagem.
Não usar produtos específicos para cabelos cacheados 🧴
Se você era do time que escolhia qualquer shampoo e o condicionador, está na hora de virar esse jogo. Uma das primeiras regras na hora de cuidar dos cabelos cacheados é optar por produtos que atendam as necessidades desse tipo de fio. Afinal, só assim você vai conseguir mais definição e menos frizz. Nessas horas, a minha recomendação é sempre a nossa linha Meu Cacho, Minha Vida. Com shampoo, condicionador, creme de pentear e máscara de hidratação, ela entrega tudo o que você precisa para criar cachos definidos e saudáveis. Ah, a combinação de extratos vegetais e óleo de patauá ainda garante uma ação umectante que combate o frizz.
Aplicar a máscara de hidratação na raiz dos cabelos cacheados 👎
Você já deve ter ouvido por aí que as donas de cabelos cacheados A-M-A-M um bom creme, não é mesmo?! Esses produtinhos são mestres em salvar os fios do frizz e ainda garantir uma boa definição. Mas, de nada adianta todos esses benefícios se você não souber como usá-los. Na hora de passar o creme de pentear, por exemplo, nada de colocar o produto diretamente na raiz. Além de prejudicar o crescimento dos cabelos cacheados, o acúmulo de creme pode favorecer o surgimento de caspa e outros problemas. O ideal é sempre respeitar um ou dois dedos de raiz na hora de aplicar o produto, ok?!
Desse jeito, pode apostar que vai ser mais fácil manter os cabelos cacheados bonitos e saudáveis. Já anota as dicas, Lolete!
Um beijo
Lola Gênia. 💋